9.9.09

Características Gerais

Locomoção
Sua locomoção se dá com o auxílio do sistema ambulacrário, que funciona com a pressão dá água que circula dentro de tubos que ficam interligados aos pés (encontrados aos pares), Nestes animais, a locomoção é lenta e é feita pelos pés ambulacrários e ainda por espinhos movidos por músculos,veja com mais detalhes sobre sistema ambulacrário no final dessa pesquisa.
Nutrição e digestão
 O sistema digestivo é completo, exceto nos ofiúros A boca fica na face oral e o ânus na face aboral. A boca é guarnecida por cinco dentes calcários ligados à lanterna-de-aristóteles, que é uma estrutura formada por ossículos e músculos. As estrelas-do-mar são carnívoras e predadoras, seu alimento preferido são as ostras. Apesar da potente musculatura das ostras, as estrelas-do-mar conseguem abrir-lhe as valvas, introduzir seu estômago e lançar enzimas, ocorrendo um digestão externa.Os ouriços-do-mar alimentam-se de algas, que são trituradas pelos cinco dentes calcários, que formam a lanterna de Aristóteles • Digestão extracelular, glândulas digestivas e absorção do alimento no intestino. • São animais carnívoros ou herbívoros.
Circulação
Não possuem coração nem mesmo sistema circulatório típico-a circulaçao é feita no próprio celoma.Existe,porém, um reduzido sistema de canais (canais pseudohemais), com disposição radial,onde circula um líquido incolor contendo amebócitos,que circula pelos canais, localizados ao longo de todo o corpo desses animais. Esse líquido realiza uma tarefa semelhante à do sangue no nosso corpo, ou seja, transportarsubstâncias para todo o corpo.
Respiração
 A respiração dos equinodermos é feita por pequenas brânquias ao redor da boca e ainda em toda a extensão do sistema ambulacrário, onde circula a água do mar, é a troca gasosa - é realizada por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda a extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água.
Excreção
Não existe nenhum órgão especializado. Os catobólitos são levados por amebócitos aos pés ambulacrários, hidropulmões ou a qualquer estruturas exposta à água, que os elimina por difusão.a eliminação de excretas é facilitada pelo sistema ambulacrário, pelo qual circula a água no corpo dos equinodermos.
Reprodução
A reprodução dos equinodermos é sexuada que tem como participação os gametas, e a maioria das espécies é dióica.São animais de sexos separados e de fecundação externa que ocorre na água seu desenvolvimento é indireto ,pois as larvas se transformam em animais jovens com forma própria, aparecendo em cada classe um tipo característico de larva: bipinária (nas estrelas-do-mar), pluteus (ofiúros e ouriço), dolidária (crinóides) e auriculária (pepino-do-mar). A simetria é bilateral nas larvas, passando a radial nos animais adultos. A reprodução assexuada aparece em algumas larvas que se autodividem; além disso, as estrelas-do-mar e o pepino-do-mar têm a capacidade de regenerar partes perdidas .

Desenvolvimento embrionário de uma estrela-do-mar.
Regeneração-Esse fenômeno de regeneração de parte do corpo representa uma vantagem para esses animais, que, quando atacados ou em iminente perigo, "entregam" parte do seu corpo para o predador, enquanto procuram se esconder.
   A capacidade de regeneração das estrelas-do-mar é bem conhecida, qualquer fragmento do corpo que contenha uma porção de disco central, é capaz de regenerar-se, podendo esse processo levar até um ano.

Veja a foto da estrela se regenerando abaixo :
SISTEMA NERVOSO E ÓRGÃOS DO SENTIDO
 Não há gânglios, mas sim um anel nervoso próximo à região oral, de onde saem nervos radiais. A recepção sensorial é feita através de células não especializadas da epiderme.
Defesas corporais
 Como defesa existem pés ambulacrários modificados, designados pedicelários, que podem conter substâncias tóxicas. Os pedicelários têm formas variadas, uns parecem garfos, outros pequenas garras, etc. Sistema ambulacral
Uma das características dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de canais e válvulas, denominado sistema ambulacrário . Este sistema relaciona-se com a sequência a seguir:
• locomoção
• respiração
 • circulação
• excreção
e até mesmo com a percepção do animal. Possuem internamente sistema de canais com líquido que é exclusivo e auxiliam na locomoção, alimentação e respiração.Na extremidade interna de cada pé ambulacrário existe uma ampola ambulacrária, musculosa, que injecta água no pé, fazendo-o distender-se. O funcionamento conjunto de todos os numerosos pés ambulacrários permite ao animal subir superfícies verticais, abrir conchas de moluscos de que se alimenta ou agarrar-se a rochas batidas pelas ondas.

0 comentários:


. © 2008. Blog de Biologia Sponsored by: Tutorial87 Commentcute